#lousas #vidro #magnética

Afinal, o que é vidro de segurança?

Vidro de segurança

O vidro de segurança recebe essa nomenclatura por ser uma categoria de vidros seguros até mesmo em casos de acidentes seguido de estilhaçamento. Por esse motivo os vidros de segurança são amplamente utilizados na construção civil para garantir a proteção das pessoas enquanto oferece mais modernidade, funcionalidade, beleza estética e valorização para os empreendimentos.

Mas afinal, o que é vidro de segurança? Um vidro de segurança é um tipo de vidro projetado especialmente para minimizar riscos de acidentes até mesmo em caso de quebra. Os principais tipos de vidros de segurança são os vidros temperados e vidros laminados. Desses dois modelos podem surgir outras variações – como o vidro laminado de temperados. Além disso, porém menos popular, estão os vidros aramados.

Ainda falando sobre o que é vidro de segurança, as características dessa categoria são bem vindas quando a intenção é minimizar os riscos de ferimentos em situações de fragmentação, proporcionando um grau adicional de proteção em comparação com o vidro padrão. Por esse motivo esses vidros são alternativas ideais para aplicações em janelas, portas e outras áreas onde a segurança é uma preocupação.

Vale lembrar, ainda, que a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas exige a aplicação de vidros de segurança em diversas estruturas envidraçadas. É importante destacar que a ABNT desempenha um papel crucial na definição de padrões de segurança para diversos produtos, incluindo vidros. As normas estabelecidas pelo órgão visam garantir a segurança dos usuários e a qualidade dos materiais utilizados em construções e aplicações envidraçadas.

Para melhor entender o que é vidro de segurança e a sua importância, de acordo com as regulamentações da ABNT, a aplicação de vidros de segurança é obrigatória em várias situações, como em fachadas de edifícios, guarda-corpos, sacadas e em locais onde há maior potencial de impacto ou risco de lesões em caso de quebra do vidro.

Essas normas são fundamentais para assegurar que os vidraceiros e fabricantes de vidros sigam padrões específicos, proporcionando um ambiente mais seguro para os ocupantes de edifícios e usuários dessas estruturas. Ao optar por vidros de segurança dentro das normas, assegura-se não apenas a conformidade com os regulamentos, mas também a garantia de um ambiente mais seguro e protegido contra acidentes relacionados ao vidro. Continue a leitura e entenda, afinal, o que é vidro de segurança.quadro-de-avisos-escritorio

Principais modelos de vidro de segurança

Vidro de segurança é um termo abrangente que engloba, principalmente, o vidro laminado e vidro temperado, dois diferentes tipos de vidros projetados para reduzir riscos em caso de quebra.

Vidro temperado

O vidro temperado é resultado de um processo de aquecimento e resfriamento rápido do vidro. Essa técnica, conhecida como têmpera, produz tensões internas na massa vítrea. Essas tensões faz com que o vidro temperado seja, em média, cinco vezes mais resistente que o vidro comum. Além disso, quando quebrado, se estilhaça em pedaços pequenos levemente arredondados, de baixo poder ofensivo.

O vidro temperado de segurança é alternativa para aplicações como:

– Portas, divisórias, vitrines e muros de vidros

– Janelas próximas do nível do chão (pavimento térreo) ou em regiões com grande pressão do vento

– Envidraçamento de sacadas

– Box de banheiro

Ainda esclarecendo, afinal, o que é vidro de segurança, as placas temperadas são ideais para serem aplicadas em locais onda exista grandes chances de choques mecânicos, visando reduzir o risco de acidentes e, principalmente, a ocorrência de lesões em casos de quebra.

Vidro laminado

O vidro laminado é criado a partir da junção de duas placas de vidro unidas por uma fina película de polivinil butiral (PVB), responsável por manter os cacos de vidro presos a ela em caso de quebra. Além da proteção, os vidros laminados podem receber tecnologia capaz de filtrar os raios UV e trazer redução de ruídos, duas características ideais para preservar a privacidade e conforto dos ambientes.

Os vidros laminados são os verdadeiros coringas da indústria do vidro e podem ser aplicados na maioria das estruturas envidraçadas. São escolhas corriqueiras para a composição de:

– Portas e janelas

– Coberturas, telhados,

– Marquises, claraboias

– Fachadas, guarda-corpos,

– Envidraçamento de sacadas

Os vidros laminados também são alternativas ideais para aplicações pensadas para retardar arrombamentos e até mesmo para resistir ao fogo – para isso precisam ser fabricados com a tecnologia adequada. Interessante, não? Esperamos que tenha entendido, afinal, o que é vidro de segurança!

Lousa com vidro de segurança

Como sempre lembramos, aqui na IZ Board não economizamos em qualidade muito menos limitamos o conhecimento aplicado na fabricação de nossos produtos. Por esse motivo, as lousas de vidros IZ Board são fabricadas com vidros temperados, o que indica ser um produto altamente resistente, duradouro e seguro, tendo em visto que até mesmo nos raros casos de quebra, o vidro temperado garante a segurança de todos a volta.

Além disso, nossas lousas de vidro contam com mais uma camada de proteção: A película de segurança. Trata-se de uma película ultra aderente que vai acomodada na parte de trás da lousa de vidro. Essa película tem a missão de manter os estilhaços de vidros presos a si em casos de fragmentação, protegendo o usuário de lesões. Legal, né? Por aqui sabemos exatamente, afinal, o que é vidro de segurança!

 

TAG:

COMPARTILHE:

ARTIGOS RELACIONADOS

A lousa branca de vidro é uma ferramenta altamente versátil que virou tendência em ambientes como salas de aula, escritórios, casas e empresas. Nosso modelo de quadro de escrever consegue...

Os benefícios das lousas vão além de uma mera superfície para escrever. Elas servem como ferramentas de comunicação, expressão e aprendizado, adaptando-se às necessidades de cada época e contexto. Desde...

Considerado um vidro de segurança, o vidro temperado é a escolha popular mais assertiva para diversas aplicações. Dentre as vantagens do vidro temperado podemos citar a proteção elevada, durabilidade, resistência...