#lousas #vidro #magnética

Vidro insulado

Vidro Insulado

O vidro insulado oferece diversas vantagens quando comparado aos vidros convencionais. Dentre seus benefícios podemos destacar o isolamento térmico e acústico, proteção contra raios UV, promoção da estética, maior segurança, etc. Também conhecido como vidro duplo, esse modelo de vidro é indicado para aplicações (portas, janelas, etc) de residências, empresas e hospitais para proporcionar maior conforto, segurança e economia a longo prazo.

Entenda mais sobre os vidros insulados e sua tecnologia

O vidro insulado é desenvolvido a partir da acomodação de duas ou mais placas de vidros paralelamente e separadas por uma câmara de ar desidratado ou gás nobre (argônio). Esse sistema forma camadas que oferecem diversas vantagens para as estruturas envidraçadas e os ambientes onde estão instaladas, como por exemplo, maior isolamento térmico, conforto acústico, bloqueio de raios UV – que interagem negativamente com móveis e estofados – mais segurança, etc.

Mas como é o funcionamento dos vidros insulados?

É simples compreender o funcionamento dos vidros duplos! Como já comentamos, esse modelo é fabricado a partir da disposição paralela de duas ou mais placas de vidro separadas através de um perfil espaçador preenchido com ar desidratado ou gás nobre – para evitar embaçamento. Esse sistema forma uma câmara de ar que fica responsável por reduzir a transferência de calor e de som entre os ambientes interno e externo.

Isso acontece porque uma das placas de vidro consegue absorver a maior parte das ondas de calor e som, ao mesmo tempo o perfil espaçador preenchido com ar desidratado impede que essas ondas sejam transmitidas adiante. Por esse motivo o vidro insulado é uma das principais alternativas para proporcionar conforto térmico e alívio acústico e trazer bem estar e economia financeira aos usuários (devido à redução do consumo de energia com ar condicionado, por exemplo).

E quais são as vantagens dos vidros insulados?

Veja abaixo algumas das principais vantagens dos vidros duplos:

Isolamento térmico: A câmara de ar que forma no perfil espaçador ajuda a diminuir a troca de calor entre o interior e o exterior dos ambientes. Esse cenário auxilia na manutenção da temperatura do local, tornando-a mais estável e agradável e reduzindo o consumo de energia com ar condicionado e até com aquecedores – pois os vidros insulados podem ser aplicados para evitar que o ar quente saia dos locais.

Isolamento acústico: A disposição de lâminas de vidro de maneira paralela agrega propriedades acústicas às estruturas envidraçadas, pois o sistema dificulta a troca de sons e a passagem de ruídos externos. Por isso o vidro duplo é muito utilizado em regiões de grande movimentação ou espaços que precisam de silêncio (como hospitais, estúdios de gravação e bibliotecas).

Proteção contra os males dos raios solares: Os raios UV são grandes vilões para estofados, móveis e cortinas, pois possuem a capacidade de desbotar suas cores, prejudicando a estética do local. O vidro insulado pode ser desenvolvido com vidros especiais contra raios Ultra violeta e reduzir os danos causados pelas ondas solares aos objetos do interior da casa.

Segurança: Ao analisarmos todo o conjunto que forma o vidro duplo, facilmente percebemos que a disposição da estrutura aumenta a resistência do modelo. Além do vidro insulado ser difícil de ser quebrado, é preciso reforçar que a estrutura aceita a utilização de vidros de segurança (como o laminado e temperado), um cenário que aumenta a proteção oferecida pelas aplicações envidraçadas com vidros insulados.

Decoração: Além de transmitir toda a elegância e singularidade que somente os vidros possuem, o vidro insulado ainda pode ser produzido em diversas cores, tamanhos e acabamentos diferenciados, uma possibilidade muito bem vista pelos profissionais do segmento, pois contribui para a estética e valorização dos empreendimentos.

Onde usar vidros insulados?

Quando compreendemos todos os benefícios e particularidades que o vidro insulado pode oferecer aos ambientes, fica fácil compreender porque o modelo é muito usado na arquitetura modera. Os vidros insulados são indicados para diversas aplicações, como:

– Residências: Nas casas e lares de todo o mundo os vidros insulados podem ser aplicados em janelas, portas, coberturas, divisórias, fachadas e sacadas, sempre no intuito de produzir conformo térmico e alívio acústico aos moradores, além de garantir a estética e cores dos móveis e estofados do interior da casa.

– Empresas e comércios: No ramo empresarial os vidros duplos também podem ser aplicados para proporcionar conforto térmico e alívio acústico para os consumidores e colaboradores. Também é uma possibilidade para seções que exigem maior isolamento devido a presença de máquinas e laboratórios. Essa alternativa cria um cenário propício para vendas, criação e produção laboral, além de trazer privacidade para salas de reunião e proteger mercadorias e objetos dos raios solares.

Os vidros insulados também podem ser usados em espaços públicos como estações de trem, aeroportos, museus, bibliotecas, hospitais, casas de eventos e shows, etc! Lembramos que para garantir a durabilidade e eficiência dos vidros duplos é muito importante realizar manutenções rotineiras, como verificação da estanqueidade e manutenção das esquadrias. Interessante o funcionamento do vidro insulado, não? O universo do vidro é realmente fascinante. Não por acaso esse elemento está cada vez mais presente nos mais diversos segmentos da sociedade – como arquitetura, construção civil e decoração. No mundo da decoração com vidros destacamos o uso das lousas de vidro, um modelo de painel de escrita totalmente inovador que contribui com funcionalidade e estética para os ambientes! Conheça você também!

TAG:

COMPARTILHE:

ARTIGOS RELACIONADOS

Considerado um vidro de segurança, o vidro temperado é a escolha popular mais assertiva para diversas aplicações. Dentre as vantagens do vidro temperado podemos citar a proteção elevada, durabilidade, resistência...

O vidro de segurança recebe essa nomenclatura por ser uma categoria de vidros seguros até mesmo em casos de acidentes seguido de estilhaçamento. Por esse motivo os vidros de segurança...

O mercado disponibiliza diversos tipos de lousas indicadas principalmente para salas de aulas e universo corporativo. Neste cenário destacamos a lousa negra – que remete ao tradicionalismo; o quadro branco...