#lousas #vidro #magnética

Vidro Temperado

quadro magnético

No artigo de hoje vamos falar sobre o vidro temperado, conhecer quais as suas vantagens e principais características para entender porque essa categoria de vidro foi a escolhida para compor as lousas de vidro IZ Board. Lembramos que todas as lousas de nossa marca são fabricadas com vidros temperados equipados com película de segurança, dois fatores que aumentam a durabilidade do produto e promove a proteção dos usuários.

O que é vidro temperado?

Você sabia, por exemplo, que além de super resistentes, os vidros temperados dificultam a ocorrência de acidentes nos casos de fragmentação? Sabia que é possível combinar têmpera com laminação? Interessante não!?

O vidro temperado pertence à categoria de vidros de segurança por causa de suas características singulares. Devido ao seu modo de fabricação, os vidros temperados ganham resistência elevada – em média, 05x maior que a resistência de um vidro comum com as mesmas dimensões – e se fragmentam de maneira segura aos usuários nos raros casos de estilhaçamento.

Por esses motivos o vidro temperado é indicado para compor aplicações de ambientes onde existam grandes riscos de choques mecânicos, como por exemplo:

– Portas

– Janelas

– Divisórias de ambientes

– Muros de vidro

– Box de banheiro

É válido destacar que, além de resistência mecânica, o vidro temperado também possui alta resistência contra a pressão do vento e choques térmicos – afinal de contas, algumas de suas principais características são alcançadas graças à uma mudança brusca de temperatura na massa vítrea, como veremos no decorrer desse artigo.

Como é fabricado o vidro temperado

Como o nome indica, os vidros temperados são fabricados a partir do processo de têmpera do vidro. Isso quer dizer que a placa de vidro comum é aquecida e resfriada rapidamente, tudo de maneira controlada. Essa técnica interage com a composição molecular da massa vítrea e traz as resistências tradicionais dos vidros temperados.

Para melhor esclarecer como é fabricado o vidro temperado, destacamos que o vidro comum é a base da fabricação dos vidros temperados, e o processo ocorre da seguinte forma:

– A placa de vidro comum é encaminhada para fornos com temperaturas altíssimas (em torno de 700° C), onde sua massa será aquecida de maneira controlada.

– Depois um tempo, essa placa super aquecida é resfriada de forma brusca através de jatos de ar frio. Esse processo também é realizado com o devido controle da situação.

– Após esse procedimento as placas de vidros serão encaminhadas para o resfriamento total e natural.

Nesse processo as moléculas do vidro se expandem com o calor, enquanto que o resfriamento brusco cria uma barreira superficial para essa expansão molecular – considerando que os jatos de ar frio são capazes de resfriar somente a superfície do vidro, enquanto que seu interior continua super quente. Esse cenário cria uma tensão molecular que traz a resistência elevada da placa de vidro temperado.

Quando os vidros temperados se quebram significa que ele foi submetido à uma força capaz de alcançar esses pontos de tensão molecular e liberá-los. É por isso que os vidros, depois de temperados, não podem ser furados ou lapidados, por exemplo, pois esse fato poderia interagir diretamente com esses pontos de tensão e causar a fragmentação completa da placa de vidro. Também é importante lembrar que o processo de têmpera é irreversível.

Quais as vantagens do vidro temperado?

A resistência elevada e a fragmentação de maneira segura são, com certeza, algumas das principais vantagens do vidro temperado. É importante esclarecer que a resistência do vidro temperado abrange impactos mecânicos, flexões, torções e mudanças bruscas de temperatura. Veja abaixo algumas das vantagens do vidro temperado:

– Quando o assunto é resistência física, o vidro temperado é, em média, cinco vezes mais resistente que o vidro comum.

– É indicado para ambientes onde ocorrem variações constantes de temperatura, como banheiros e locais externos.

– Pode ser aplicado com laminação (vidros laminados temperados) ou com película de segurança.

– Nos casos de fragmentação o vidro temperado se estilhaça de maneira segura para todos; em pequenos pedaços não pontiagudos com baixo poder de corte.

– É classificado como vidro de segurança e, conforme determinam as normas da ABNT, podem ser aplicados em diversas estruturas para promover a segurança e proteção dos usuários.

Qual é a diferença entre vidro temperado para vidro comum?

Como pudemos observar no decorrer desse texto, o vidro temperado é um tipo de vidro mais resistente que os vidros comuns (com as mesmas dimensões). Destacamos que a resistência elevada dos vidros temperados é alcançado graças à um tratamento térmico que causa tensão molecular e promove a resistência singular do produto.

TAG:

COMPARTILHE:

ARTIGOS RELACIONADOS

Considerado um vidro de segurança, o vidro temperado é a escolha popular mais assertiva para diversas aplicações. Dentre as vantagens do vidro temperado podemos citar a proteção elevada, durabilidade, resistência...

O vidro de segurança recebe essa nomenclatura por ser uma categoria de vidros seguros até mesmo em casos de acidentes seguido de estilhaçamento. Por esse motivo os vidros de segurança...

O mercado disponibiliza diversos tipos de lousas indicadas principalmente para salas de aulas e universo corporativo. Neste cenário destacamos a lousa negra – que remete ao tradicionalismo; o quadro branco...